Infra-estrutura

1. O Laboratório de Apoio à Pesquisa e ao Ensino de Letras (LAPEL) é constituído por 3 laboratórios multimídias, 3 laboratórios de pesquisa, 1 laboratório computacional didático e 1 laboratório de som e imagem. A Central de atendimento do LAPEL fica na sala 269 do prédio de Letras, conta com 6 técnicos e atende das 07h40 às 22h50, de segunda a sexta-feira.

2. O Serviço de Biblioteca e Documentação: Biblioteca Florestan Fernandes participa do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP) contribuindo com o Banco de Dados Bibliográficos da Universidade – Dedalus, com a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e com a Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais, além dos seguintes catálogos nacionais: Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, ambos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). É Biblioteca Base do Programa Nacional de Comutação Bibliográfica (COMUT).

2.1. Dados do Acervo Geral (2010)
Livros: 404.928
Teses / Dissertações: 16.229
Fascículos de Periódicos em papel:  172.781
Fascículos de Periódicos eletrônicos: 263.311
Títulos de Periódicos correntes (1.534)
Títulos de Periódicos não correntes (3.930)
Títulos de Periódicos eletrônicos (48)
Multimeios: 16.421
Outros Tipos de Documentos em papel: 458
Outros Tipos de Documentos eletrônicos: 30.000
TOTAL: 904.128

3. Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil
A Universidade de São Paulo conta com o programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil que atende alunos de graduação e de pós-graduação, abrangendo todos os campi da universidade, tanto os dois da capital, como os do interior. O apoio se dá com alocação de recursos que podem ser convertidos da seguinte forma de acordo com faixa de perfil: P1: dois apoios e uma bolsa ou três apoios; P2: uma bolsa e um apoio e P3: alimentação ou outra bolsa. A alocação de apoios e bolsas está diretamente vinculada à disponibilidade de recursos, razão pela qual, podem ser estendidos a outras faixas. No campus Butantã, são oferecidos os seguintes apoios: vaga moradia; auxílio moradia e alimentação.

4. Hospital Universitário
Todo aluno matriculado na pós-graduação tem direito de usufruir dos serviços do Hospital Universitário, como membro da Comunidade USP, a qual conta com atendimento diferenciado, atendendo nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Cirurgia, Obstetrícia e Ginecologia.

5. Transporte coletivo
O Sistema de transportes no campus é mantido pela Prefeitura do Campus da Capital do Estado de São Paulo. Este sistema contempla transporte urbano interno e um sistema de transporte especial voltado ao melhor conforto das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Todo este complexo é montado visando a conexão com as várias unidades de ensino e pesquisa aqui instaladas e tem como premissa atender a todos os usuários com qualidade. Em pesquisa sobre o perfil do usuário dos transportes coletivos, detectou-se que cerca de oitenta por cento dos passageiros são alunos e/ou funcionários que aqui estudam e trabalham. Transporte gratuito (Circular 1 e circular 2), é ofertado a todos os frequentadores em intervalos regulares, de segunda a sexta-feira, das 6h10 às 23h55 horas e, aos sábados e domingos, das 6h20 às 22h40.

6. Alimentação
Os alunos e docentes do Programa ainda contam com uma rede de restaurantes Universitários. São eles: Restaurante Central; Restaurante I. Química; Restaurante I. Física; Restaurante E. Enfermagem; Restaurante dos Docentes; PCO; Restaurante XI Agosto e Restaurante Saúde Pública, sendo os dois últimos, localizados fora do campus Butantã.

7. Creche
O aluno do Programa pode também pleitear junto à COSEAS, vaga para seus filhos em idade pré-escolar, entretanto como a demanda é muito grande, pois atende à toda comunidade USP, a seleção é feita a partir de análise socioeconômica.

8. Rede de bancos
O Campus Butantã da USP oferece aos alunos do Programa uma excelente facilidade: uma praça bancária. Ela é extremamente bem equipada e, fundamentalmente, segura, já que está dentro do próprio campus. As instituições que oferecem seus serviços são Banco do Brasil, Santander, Itaú e Bradesco.

9. CEPEUSP – Centro de Práticas Esportivas
Todo aluno matriculado na Pós-Graduação tem acesso irrestrito às dependências do Centro de Prática Esportiva da USP – CEPEUSP e aos serviços por ele oferecidos. O CEPEUSP tem sua infraestrutura composta com as seguintes instalações: 3 campos de futebol (1 estádio olímpico para 35.000 pessoas), 2 campos de futebol society, 1 ginásio coberto, com 6 módulos para esportes coletivos e individuais, 12 quadras poliesportivas descobertas, 9 quadras de tênis (piso sintético), 1 paredão para "bate-bola", 1 pista de atletismo e campo de provas, 1 pista interna para jogging (1.050m - com aparelhos), conjunto aquático com: 1 piscina olímpica, 1 tanque para saltos, 1 conjunto de piscinas múltiplas (1 de 50m e 2 de 25m), Velódromo oficial (arquibancada para 10.000 pessoas e uma quadra interna múltipla). Além destas instalações o CEPEUSP dispõe de uma raia olímpica, com 2.150m de extensão por 100m de largura, onde se realizam competições estaduais e nacionais de remo e canoagem. A raia ainda abriga, ao seu redor, uma ciclovia com 4.081m de extensão.

10. Guarda Universitária USP