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Docentes, disciplinas e projetos vinculados à linha "História e Historiografia do Português"

Docentes

Prof.ª Dra. Maria Aparecida Corrêa Ribeiro Torres Morais

Prof.ª Dra. Maria Clara Paixão de Sousa

Prof.ª Dra. Marilza de Oliveira

Prof.ª Dra. Marli Quadros Leite

Prof.ª Dra. Valéria Gil Condé

Prof.ª Dra. Verena Kewitz


Disciplinas

Disciplinas introdutórias
Uso e norma em gramáticas brasileiras - séculos XX e XXI
Linguística histórica do português
Morfologia histórica do português
História das ideias linguísticas
 
Disciplinas de aprofundamento
Variação e mudança na história do português paulista: a perspectiva da Teoria dos Princípios e Parâmetros
A língua portuguesa inserida na România Ibérica
Fenômenos morfossintáticos: português dos séculos XV e XIX/XX

Projetos

Projeto de História do Português Paulista (PHPP-Projeto Caipira 2)

Descrição: O PHPP-Projeto Caipira 2 é um conjunto articulado de Subprojetos situados na Área da Linguística Histórica do Português e, portanto, na linha de pesquisa Estudos Diacrônicos e Sincrônicos do Português centrados nos objetivos de (a) coletar, organizar e disponibilizar corpora diacrônicos do Português Paulista, de modo a apoiar pesquisas sobre essa variedade; (b) analisar tais corpora em quatro eixos: (i) estudo da variação e mudança gramatical; (ii) estudo da concordância e de classes de palavras; (iii) estudo da formação da variedade culta e da difusão da variedade popular na região do Médio Tietê, paralelamente ao traçado sócio histórico do Português Paulista; (iv) estudo de gêneros discursivos e de processos de construção textual. Essa organização do PHPP não se pauta pelas bases teóricas, e sim pelo objeto de estudo recortado pelos oito subprojetos, que pode comportar abordagens teóricas diferentes. É, portanto, propósito do PHPP promover um diálogo entre teorias linguísticas, indispensáveis nas pesquisas contemporâneas da Linguística Histórica, para darem conta da complexidade dos fenômenos a serem pesquisados. Assim, o Projeto contempla as dimensões gramatical, semântica e textual-discursiva como constitutivas das categorias da língua em uso. O projeto constitui-se a partir do chamado Projeto para a História do Português de São Paulo, proposto, organizado e coordenado por Ataliba Teixeira de Castilho, em 1975, na USP. Desde então, o Projeto expandiu-se pelo país, com o envolvimento de equipes regionais, dando origem ao atual Projeto de História do Português Brasileiro (PHPB), de que participam, além de São Paulo, mais treze Estados. O PHPP reestruturou-se em 2007, com financiamento da FAPESP, na modalidade Projeto Temático de Equipe (2007-2010). Em 2011, a coordenação do Projeto foi assumida por Clélia Cândida A. Spinardi Jubran (UNESP/SJRP). Em 2014, o Projeto passou a ser coordenado por Manoel M. Santiago-Almeida (USP). Em 2012 o PHPP - Projeto Caipira - foi novamente aprovado pela FAPESP como Projeto Temático de Equipe (2012-2017, Proc. 2011/51787-5), contando também com bolsas do CNPq, FAPESP, UNESP e USP. A equipe apresentada conta apenas com docentes do Programa Filologia e Língua Portuguesa, além da coordenadora titular.

Responsáveis: Prof. Dr. Manoel Mourivaldo Santiago Almeida(coord.); Prof.ª Dra. Maria Aparecida Corrêa Ribeiro Torres MoraisProf.ª Dra. Maria Clara Paixão de SousaProf.ª Dra. Maria Célia Lima-HernandesProf.ª Dra. Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira AndradeProfa. Dra. Patrícia CarvalhinhosProf. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-SegundoProf. Dr. Phablo Roberto Marchis FachinProf. Dr. Sílvio de Almeida Toledo NetoProf.ª Dra. Vanessa Martins do MonteProf.ª Dra. Verena KewitzProf. Dr. Waldemar Ferreira Netto.

Projeto para a História do Português Brasileiro

Descrição: História social, mudança gramatical, diacronia dos gêneros discursivos, corpus diacrônico do Português Brasileiro. Em 2009, esse projeto conta com dez equipe regionais: São Paulo, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Responsáveis: Prof.ª Dra. Maria Aparecida Corrêa Ribeiro Torres MoraisProf.ª Dra. Maria Célia Lima-HernandesProf.ª Dra. Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira AndradeProf. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-SegundoProf.ª Dra. Verena Kewitz.

Gramáticas pronominais no português paulista: II fase

Descrição: O projeto tem como objetivo descrever e analisar fenômenos de variação e mudança na variedade culta do português brasileiro, em particular, na variedade produzida no Estado de São Paulo ( capital e interior), envolvendo o sistema dos pronomes pessoais ( sujeitos e objetos) Dessa forma, constituem fatos de pesquisa registrados em trabalhos de orientandos, palestras e publicações, os seguintes: expressão pronominal dos complementos acusativos e dativos, o sistema dos possessivos seu/dele e clíticos de tercei ra pessoa, lhe/lhes nos contextos de posse, e a colocação dos clíticos. De forma tangencial, são igualmente relevantes os fenômenos de variação que envolvem o sistema preposicional no contexto de verbos de movimento e verbos ditransitivos. Os corpora que constituem a base empírica da pesquisa são os disponibilizados no acervo documental do PHPP e PHPB. Busca-se apresentar uma descrição dos fatos gramaticais e seu percurso de variação. O projeto agora em sua segunda fase busca ainda envolver questões do ensino gramatical relacionadas às mudanças que ocorreram no português brasileiro culto. O quadro teórico adotado é o da gramática gerativa.

Responsável: Prof.ª Dra. Maria Aparecida Corrêa Ribeiro Torres Morais

Gramáticas paulistas na história do Português Brasileiro

Descrição: Este subprojeto está incluído na segunda fase do projeto temático de equipe, PHPP- Projeto Caipira -II Tomando como suporte empírico um conjunto de textos constantes do Corpus deste Projeto Temático, produzidos ao longo dos séculos XIX (segunda metade), XX e XXI, nosso primeiro objetivo é descrever e analisar fenômenos de variação e mudança sintáticas que revelem convergências e contrastes entre o português paulista e outras variedades do português brasileiro. O segundo objetivo visa à realização de levantamento, coleta e digitalização de material histórico, disponibilizado em importantes centros de documentação, tanto nas cidades do interior do Estado de São Paulo, em particular, Campinas e Araraquara, como na cidade de São Paulo. Plano de trabalho No plano de trabalho por nós elaborado, incluímos os seguintes temas de pesquisa: sistemas pronominais; sistemas preposicionais; ordem das palavras em sentenças declarativas e interrogativas; estruturas causativas; fenômeno de controle e marcação excepcional de caso; completivas de infinitivo flexionado; natureza gramatical dos auxiliares/aspectuai; comportamento de construções possessivo-existenciais, com ênfase em três aspectos: (a) a colocação de termos locativos, (b) concordância verbal e posição de sujeito e (c) a variação entre ter, haver e estar com em expressões de decorrência temporal; dativos de posse.

Responsável: Prof.ª Dra. Maria Aparecida Corrêa Ribeiro Torres Morais

Syntax and information structure in the first 16th century Portuguese narrative about Brazil

Descrição: This Project aims at investigating linguistic and philological aspects of three representative pieces of travel literature: Magalhães de Gandavo's "História da Província Santa Cruz" (1576), Fernão Cardim's "Tratados da terra e gente do Brasil" (1584) and Gabriel Soares de Sousa's "Notícias do Brasil" (1584) . From the linguistic perspective, we aim at studying the relationship between syntax and information structure in the texts - including the original versions, their subsequent editions from the 16th to the 19th centuries, and, in some cases, their English, French and Spanish translations. From the philological perspective, we aim at reconstructing the complex editorial history of each text, by systematizing their bibliographical fields and producing critical digital editions of reference versions. The most visible product of the Project will be a linked-data repository organized around this material, which will bind them in a logical unit with several levels of analysis, combining philological, syntactic and information structure annotations. This intensive annotation will serve two purposes: first, it will provide the basis for further grammatical work based on the texts; second, it will provide the material for the investigation of the thematic and structural similarity among those texts - a traditionally observed, but never systematically researched aspect.

Responsável: Prof.ª Dra. Maria Clara Paixão de Sousa

Projeto MaCLinC: Matemática, Computação, Linguagem e Cérebro

Descrição: Um dos maiores e mais urgentes desafios da comunidade científica do século 21 é processar, modelar e explicar a enorme massa dos dados produzidos nos laboratórios de pesquisa. Para isso são necessárias novas ideias e o desenvolvimento de novas estruturas matemáticas. O objetivo do Projeto-USP "Matemática, Computação, Linguagem e Cérebro" (MaCLinC) é alcançar uma compreensão teórica profunda de fenômenos centrais em linguística e em neurociência, através do desenvolvimento de novos modelos e resultados matemáticos. A escolha da linguística apoia-se em mais de 20 anos de experiência que fez do Numec um grupo internacionalmente reconhecido na modelagem matemática da aquisição e mudança linguística. Apoia-se também na existência do Corpus Histórico do Português Anotado Tycho Brahe. A neurociência é atualmente um campo em rápido desenvolvimento com uma clara necessidade de uma nova e original modelagem matemática. O campo é caracterizado por uma grande variedade de fenômenos envolvendo escalas muito diferentes e padrões de interação complexos. Essas características implicam que um tratamento eficiente dos dados e fenômenos passa necessariamente pela modelagem estocástica. Os modelos matemáticos e ferramentas já desenvolvidos por nossa equipe para o estudo de fenômenos linguísticos são candidatos naturais também para a análise de dados em neurociência. Com efeito, tanto os modelos linguísticos, quanto os modelos em neurociência são baseados em medidas de probabilidade definidas em grafos. No primeiro caso esses grafos são árvores de contextos representando dependências linguísticas. No segundo caso os modelos envolvem grafos mais complexos que descrevem a interação dos neurônios ou grupos de neurônios. Os resultados da equipe na área de seleção de modelos - tanto para modelos descritos por árvores de contextos, quanto para campos aleatórios apoiados em grafos de interação - oferecem uma base natural para futuros desenvolvimentos nessas áreas. Linguística e neurociência.

Responsável: Prof.ª Dra. Maria Clara Paixão de Sousa

A linguagem do imaginário republicano e o xadrez linguístico da distinção social

Descrição: Esse projeto visa recuperar documentos primários das escolas no período da primeira república e analisá-los do ponto de vista linguístico e discursivo. Inserido no âmbito da história social da língua portuguesa paulista, o projeto mapeia os dados sócio-históricos do período e os faz dialogar com questões linguísticas

Responsável: Prof.ª Dra. Marilza de Oliveira

Histoire comparative des grammaires et des dictionnaires. Corpus et numérisation - Fase 2

Descrição: Le programme vise à un travail de grande ampleur, puisqu?il s?agit de développer des outils relatifs aux humanités numériques. Cet étape vise à faire connaître le groupe de recherche en humanités numériques de l?Université de São Paulo de la structure du portail numérique que est développé à Paris Diderot (http://www.frantext.fr/ctlf/, projet développé en coopération avec l?ENS de Lyon et l?ATILF à Nancy), et commencer à s?en approprier le maniement. Cela si fait par de plusieurs réunions de travail communes aux groupes français et brésiliens.

Responsável: Prof.ª Dra. Marli Quadros Leite

Tradição e inovação em gramáticas portuguesas - os conceitos de classes de palavras

Descrição: A pesquisa tem como objeto de investigação a evolução dos conceitos das classes de palavras tal como aparecem em gramáticas de referência da língua portuguesa, publicadas nos séculos XIX, (em Portugal e no Brasil), XX e XXI (somente no Brasil). Em última instância, é, também, a gramática nosso objeto, pois para tratar dos conceitos, é preciso, antes de tudo, situar cada obra em seu horizonte de retrospecção, investigando, assim, a conexão do autor-gramático com a cultura de seu tempo e a repercussão disso em sua obra.

Responsável: Prof.ª Dra. Marli Quadros Leite

Galego e Português brasileiro: história, variação e mudança

Descrição: Projeto conjunto de pesquisa em rede, no qual intervêm pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo e Universidade de Santiago de Compostela.

Responsável: Prof.ª Dra. Valéria Gil Condé

Língua Portuguesa: história, variação e tradução

Descrição: Este projeto pretende contribuir para o aprofundamento e conhecimento gramatical e lexical do português, variedades brasileira e europeia, partindo-se, quando necessário de comparação com as línguas iberorromânicas. A partir de estudos linguísticos em corpora, tanto sincrônicos quanto diacrônicos, serão privilegiados os seguintes aspectos: história, variação e tradução.

Responsável: Prof.ª Dra. Valéria Gil Condé



Dr. Radut Consulting