Pular para Navegação

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)

Informações gerais

O Programa mantém o objetivo firme de integrar as atividades da graduação e da pós-graduação. A atuação dos docentes do Programa na graduação tem favorecido a aproximação das fronteiras entre os dois níveis de ensino e pesquisa. Essa postura se reflete por meio dos estágios de pós-graduandos, por intermédio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), em que alunos de pós-graduação desenvolvem atividades de apoio didático e metodológico em disciplinas ministradas na graduação por docentes do Programa.

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado. Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência

A etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:

a)    uma disciplina de Pós-Graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior;
b)    conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior;
c)    núcleo de atividades, envolvendo preparo de material didático, discussões de curriculum, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores.

A etapa de Estágio Supervisionado em Docência é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso. Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e, a critério da Comissão de Pós-Graduação, poderão receber créditos pela atividade. No Programa de Filologia e Língua Portuguesa, a participação em ambas as etapas do PAE concede aos alunos dois (2) créditos especiais.

O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação da Universidade, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento solicita a realização de estágio.

A avaliação desse programa é muito positiva porque se observa, na prática, que a aproximação entre os alunos da graduação e da pós-graduação acaba produzindo reflexos na constituição dos grupos de pesquisa certificados pela instituição.


Sobre a inscrição para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) - 1º SEMESTRE DE 2017

O período de inscrição para ambas as etapas do PAE - Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência - é de 28 de outubro a 18 de novembro de 2016.

Informações detalhadas sobre o processo de inscrição e sobre a documentação que deve ser apresentada para participar do Programa podem ser acessadas na página da pós-graduação da FFLCH: http://pos.fflch.usp.br/node/153

Para visualizar o edital vigente para o primeiro semestre de 2017, clique aqui.

 



Dr. Radut Consulting