Prof. Dr. Phablo Roberto Marchis Fachin

Professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde fez Mestrado e Doutorado na área de Filologia e Língua Portuguesa, com co-tutela pela Universidade de Évora - Portugal (2007-2011). É autor do livro Descaminhos e Dificuldades: leitura de manuscritos do século XVIII. Desenvolve pesquisas na área de Filologia Portuguesa e História da Língua.

1. ETeP - Edição de Textos em Português

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sílvio de Almeida Toledo Neto em 16/07/2016.

Descrição: Filologia do Português - estudo e edição de documentos manuscritos.

2. Etimologia da Língua Portuguesa

Descrição: Diferentemente do que ocorre com a maior parte das línguas europeias (inglês, francês, espanhol e italiano), os dicionários da língua portuguesa são bastante falhos no tocante aos seus dados etimológicos. Confunde-se derivação sufixal e prefixal com etimologia, confunde-se étimo da palavra com sua origem remota, não há cuidado suficiente com étimos de línguas ágrafas e desconhece-se muito da influência árabe, sem falar da abundância de étimos fantasiosos que descaracterizam o estudo etimológico como um trabalho científico. A mídia e a internet contribuem para a divulgação de soluções fantasiosas, sem que os estudos acadêmicos na área de Linguística Histórica e Filologia consigam expor suas conclusões sobre o assunto. Como aconteceu com a Estilística, as pesquisas etimológicas de caráter científico foram muito produtivas até a década de 20 do século XX, quando estiveram no seu auge, no entanto, eventos históricos e ideológicos promoveram o esquecimento de muitas técnicas e resultados. Alicerçados na pesquisa linguística, os estudos etimológicos voltaram sobretudo a partir da década de 90 e hoje há ferramentas importantes para se desenvolver pesquisas de qualidade no nível acadêmico, que possam contribuir para a mudança da visão da sociedade sobre o tema. Nesse sentido, esta pesquisa sobre datação das primeiras ocorrências das palavras portuguesas, apresentada pelo NEHiLP é o primeiro passo para a criação de um novo dicionário etimológico da língua portuguesa..

3. PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE MANUSCRITOS NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar como se caracteriza o contexto de produção e circulação de manuscritos no Brasil colonial e verificar o quanto o conhecimento a esse respeito contribui para os estudos sobre a História da Língua Portuguesa, para além dos trabalhos de edição que se têm feito nos últimos anos. Assim possibilitar, com maior segurança, o embasamento de hipóteses sobre a escrita desse período. Neste projeto buscam-se dados que permitam maior segurança na utilização de documentação manuscrita em circulação pública no Brasil colonial, de modo a propiciar conjunto confiável e consistente para descrever a língua portuguesa de acordo com as diversas linhas de descrição que se sucedem. O corpus da pesquisa, inicialmente, resume-se à documentação relacionada ao Governador e Capitão General da capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, cobrindo o período de 1721 a 1728..

4. Fontes para a História da Língua Portuguesa: edição de manuscritos dos períodos médio e clássico

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sílvio de Almeida Toledo Neto em 16/05/2013.

Descrição: Os objetivos deste projeto são a edição e o estudo de textos manuscritos em português, durante os períodos médio (sécs. XV e XVI) e clássico (sécs. XVI a XVIII) da História da Língua Portuguesa. Com base em edição conservadora, procede-se ao levantamento e classificação de textos, conforme suas características diplomáticas, descrição dos aspectos codicológicos e paleográficos, e exame de traços que caracterizam o estado de língua da época.

rupos de Pesquisa

ETeP - Edição de Textos em Português

Etimologia da Língua Portuguesa

Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Português