Prof. Dr. Waldemar Ferreira Netto

Tem graduação em Letras Português pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Lingüística, com trabalho sobre a fonologia da língua portuguesa na fronteira Brasil-Paraguai, pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Lingüística, na área de educação escolar indígena guarani, pela Universidade de São Paulo (1994), e livre-docência sobre a prosódia da língua portuguesa na Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: prosódia e fonética da língua portuguesa português. É pesquisador bolsista do CNPq.

1. Análise automática de manifestações emocionais em PB: aplicações do programa ExProsodia

Descrição: O aprimoramento do aplicativo ExProsodia para a análise automática de manifestações emocionais exige a definição de parâmetros externos. Para isso pretende-se realizar a pesquisa a partir da análise da produção e da análise percepção da entoação na fala. A pesquisa conjugada entre a equipe que desenvolve o aplicativo nas Letras da FFLCH/USP e os professores e alunos dos cursos de Psicologia e de Veterinária da Faculdade Sudoeste Paulista (FSO), em Avaré. O interesse comum dessas instituições decorre especialmente da necessidade de se obter avaliações mais precisas relativas às manifestações emocionais tanto de indivíduos portadores de psicopatologias diversas, como esquizofrenia e psicopatia, em etapas anterior e posterior ao tratamento cinoterápico. Os dados serão coletados pelos alunos de ambas as instituições, analisados pelo ExProsodia® e interpretados pelos docentes e pesquisadores também da FSO e da USP. Os resultados obtidos com essas análises serão posteriormente aplicados em testes de percepção promovidos pela equipe da FSO no sentido de se verificar as respostas de indivíduos portadores de psicopatologias que apresentam dificuldade de percepção das informações emocionais na entoação da fala. Como elementos de comparação, foram definidos 30 parâmetros, considerando-se TM, F/E, duração, intensidade e pausa. A seleção dos parâmetros significativos será feita mediante os indicativos apresentados pelos testes estatísticos da análise de clusters e das comparações múltiplas de Tukey ou Tukey-Kramer, ou ainda do teste de Dunnet. Outras análises poderão ser realizadas, se necessárias. A aplicação desses parâmetros em conjunto com a análise feita pelo ExProsodia© permitirão a síntese de curvas entoacionais. Com base nessa síntese, serão feitos testes de percepção com o propósito de se certificar de que os parâmetros definidos como significativos são efetivos. O desenvolvimento do projeto, além da coleta de dados, das análises e das sínteses, envolverá uma etapa de treinamento no uso dos aplicativos de uma maneira geral. Haverá a necessidade de se instalar computadores com recursos mais poderosos para as análises nos núcleos de desenvolvimento do projeto. Os trabalhos deverão realizar-se durante os anos de 2013 até 2017.

Grupos de Pesquisa

ExProsodia - Análise automática da entoação na fala de língua portuguesa (Líder)

Email: waldemar.ferreiranetto@gmail.com