Normas e Regimentos

As normas do Programa de Filologia e Língua Portuguesa sofreram alterações significativas que passaram a ser válidas a partir do segundo semestre de 2017. Elas podem ser visualizadas aqui.

Para os alunos de Mestrado e Doutorado que ingressaram em 2015 e em 2016, são válidas as normas disponíveis aqui.

Para os alunos de Mestrado e Doutorado cujo ano de ingresso é anterior a 2015, são válidas as normas antigas, disponíveis aqui.

Para o regimento geral da USP, basta seguir este link.

A CCP gostaria de reiterar algumas importantes normas vigentes (válidas para os ingressantes a partir de 2015-2017):

1. Para os ingressantes no Mestrado entre 2015 e 2016, a Coordenação ressalta a necessidade de realizar os 24 créditos em disciplinas ainda no primeiro ano de curso, uma vez que a integralização desses créditos é condição para a realização do exame de qualificação. A inscrição nesse exame deve ser feita em um período máximo de 13 meses em relação à data da primeira matrícula.

2. As bancas de defesa de dissertação e de tese são compostas por três docentes mais o orientador. Apenas um dos membros da comissão examinadora pode ser interno ao Programa.

3. O Programa concede créditos especiais para os alunos que publicam artigos em periódicos ou anais de congresso e livros ou capítulos de livro cujo conteúdo seja condizente com o de sua pesquisa de Mestrado ou de Doutorado. Além disso, também são conferidos créditos especiais aos alunos que participam, integralmente, do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), o que inclui a etapa de Preparação Pedagógica e de Estágio Supervisionado. O máximo de créditos especiais que podem ser atribuídos para o aluno são quatro.

Os ingressantes do Mestrado de 2018 não precisam integralizar os 24 créditos para qualificar. As normas do segundo semestre de 2017 revogam essa medida. Esses alunos precisam completar 14 créditos para poder qualificar. O prazo de 13 meses para a inscrição no exame foi mantido.