Normas e Regimentos

As normas do Programa de Filologia e Língua Portuguesa sofreram alterações significativas que passaram a ser válidas a partir do segundo semestre de 2017. Elas podem ser visualizadas aqui.

Para os alunos de Mestrado e Doutorado que ingressaram em 2015 e em 2016, são válidas as normas disponíveis aqui.

Para os alunos de Mestrado e Doutorado cujo ano de ingresso é anterior a 2015, são válidas as normas antigas, disponíveis aqui.

Para o regimento geral da USP, basta seguir este link.

A CCP gostaria de reiterar algumas importantes normas vigentes (válidas para os ingressantes a partir de 2015):

1. Para os ingressantes no Mestrado entre 2015 e 2016, a Coordenação ressalta a necessidade de realizar os 24 créditos em disciplinas ainda no primeiro ano de curso, uma vez que a integralização desses créditos é condição para a realização do exame de qualificação. A inscrição nesse exame deve ser feita em um período máximo de 13 meses em relação à data da primeira matrícula.

2. As bancas de defesa de dissertação e de tese são compostas por três docentes mais o orientador. Apenas um dos membros da comissão examinadora pode ser interno ao Programa.

3. O Programa concede créditos especiais para os alunos que publicam artigos em periódicos ou anais de congresso e livros ou capítulos de livro cujo conteúdo seja condizente com o de sua pesquisa de Mestrado ou de Doutorado. Além disso, também são conferidos créditos especiais aos alunos que participam, integralmente, do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), o que inclui a etapa de Preparação Pedagógica e de Estágio Supervisionado. O máximo de créditos especiais que podem ser atribuídos para o aluno são quatro.