Pular para Navegação

Processo seletivo

O ingresso nos cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Filologia e Língua Portuguesa é realizado anualmente por meio de uma prova constituída por três etapas: um exame de proficiência (de caráter eliminatório), uma prova específica de conhecimento baseada em bibliografia divulgada em edital (também de caráter eliminatório) e uma arguição do projeto de pesquisa apresentado (de caráter classificatório).

O edital que detalha o processo, bem como as regras e as condições para o ingresso no Programa é publicado e divulgado pela área em julho de cada ano. 

Para o ingresso em 2018, as inscrições permanecerão abertas entre 07 e 11 de agosto de 2017.

Para acessar o edital vigente (ingresso para 2018), clique aqui.

A bibliografia para a prova da linha "Filologia do Português" encontra-se na aba Editais.


Documentação

Arrola-se abaixo a documentação necessária para a inscrição no processo seletivo (todos os formulários e o link para o boleto estão disponíveis, durante o período pertinente, no site http://www.dlcv.fflch.usp.br/pos_graduacao_dlcv):

1. Formulário de Inscrição devidamente preenchido.

2. Comprovante da Graduação: cópia do diploma (frente e verso) ou certificado de conclusão do Curso Superior. O candidato diplomado em curso de curta duração ou em cursos livres não terá direito à inscrição. O candidato que não tiver concluído Curso Superior no ato da inscrição para este processo seletivo deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até a data limite constante no respectivo termo, último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar. O descumprimento a esse compromisso acarretará no cancelamento automático da matrícula.

3. Histórico Escolar em que conste a data da colação de grau.

4. Currículo LATTES (www.cnpq.br), sem comprovantes, ou similar apenas para estrangeiros.

5. RG (não serão aceitos outros documentos de identidade) e CPF; para estrangeiros, RNE ou Passaporte;

6. Diploma de Mestrado em inscrições para Doutorado (apenas para os candidatos que obtiveram seus títulos fora da USP).

ATENÇÃO: O preenchimento do Termo de Compromisso de Mestrado (http://pos.fflch.usp.br/node/317) é obrigatório ao candidato a doutorado que, no ato da inscrição, ainda não tenha defendido o mestrado. Diplomas de mestrado obtidos no exterior só serão aceitos com Reconhecimento Nacional. Maiores informações no site (http://www.usp.br/secretaria/?p=1949).

7. Projeto de pesquisa.

8. Pagamento de taxa de inscrição no processo seletivo.

 



Dr. Radut Consulting