Profª.Dra. Patrícia Carvalhinhos

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor doutor II ref. ms-3 da Universidade de São Paulo. Sua produção e experiência, ainda que fortemente pautada nas ciências da linguagem, é marcadamente interdisciplinar pela própria essência de sua área de atuação: Onomástica. A ciência dos nomes, desdobrada entre o estudo de nomes de lugares e nomes de pessoas (além de nomes em geral), só pode ser estudada sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Sua produção dialoga com várias disciplinas: linguística, história, geografia, cartografia, urbanismo, antropologia, psicologia, religião.

1. MEMÓRIA TOPONÍMICA DE SÃO PAULO, BAIRRO A BAIRRO. (fase 4)

Descrição: A quarta fase do projeto Memória Toponímica de São Paulo, bairro a bairro volta-se para a região leste de São Paulo. Trata-se de uma área de formação urbana mais recente. Em fase piloto, o projeto já realizou estudos preliminares na região do Tatuapé, mas a atual fase pretende cobrir outras regiões mais a leste.

Grupos de Pesquisa

Email: patricia.carv@usp.br