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Prof.ª Dra. Maria Inês Batista Campos

Professora doutora RDIDP da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Editora responsável da Linha d'Água, revista do PPG Filologia e Língua Portuguesa. Membro-pesquisador dos grupos GP/CNPq/USP "Grupo de Estudos do Discurso da USP" e GP/CNPq/PUC-SP" Linguagem, Identidade e Memória". Participa do projetos de cooperação acadêmica interinstitucional PROCAD (USP/UFRN/UNISINOS) e Dinter. Foi coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (Profletras)/USP (2013-2015); vice-coordenadora do Programa de Licenciaturas Internacionais/ PLI-França, entre Universidade Paris IV e USP; coordenadora da Comissão de Licenciatura de Letras (CoC Licenciatura/ Letras), no período 2009-2012; vice-coordenadora do GT da ANPOLL Estudos Bakhtinianos (2010-2014). Fez Pós-Doutorado na Université Paris 8 sob a supervisão da Professora Dra. Marilia Amorim com apoio da Fapesp (2015); em 2014, Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a Professora Dra. Ana Zandwais e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008-2010) sob a supervisão da Professora Dra. Beth Brait. Fez o Mestrado em Língua Portuguesa (1996), bolsista CAPES; Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (2002), bolsista CNPq; Estágio no exterior (bolsa sanduíche) - Université de Aix-Marseille I (2001), bolsista CAPES. Experiência na área de Teoria e Análise Linguística na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase na teoria bakhtiniana e em manuais didáticos de língua portuguesa para o Ensino Fundamental II e Médio. É autora de obra didática de Língua Portuguesa para o ensino médio. Atua com os temas: teoria bakhtiniana, gêneros do discurso, discurso literário, linguagem de texto verbo-visual, estudos de produção de materiais didáticos de língua portuguesa,autoria e estilo.


Projetos de Pesquisa

1. Letramentos, ensino, memória: a análise dialógica do discurso

Descrição: Descrição: Este projeto tem como tema principal o estudo das práticas de produção escrita e o ensino dos estudos gramaticais presentes nos materiais didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II e do ensino médio. Com base na noção de arquitetônica de Bakhtin e o Círculo, e possíveis articulações com os múltiplos letramentos em materiais didáticos, este projeto pretende: a) Investigar as base filosóficas e epistemológicas do conceito bakhtiniano de arquitetônica. Com frequência, muitos que estudam esse conceito o relacionam a conteúdo. Essa questão foi abordada por Bakhtin em ensaios filosóficos (1919; 1920-1924; 1920-1923). No ensaio O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária (1924), ele procura estabelecer a diferença entre forma composicional do gênero e formas arquitetônicas, atribuindo a primeira o caráter de estabilidade, ?teleológico?, ?utilitário?, ? embora ?inquieto? ? disponível para realizar ?a tarefa arquitetônica?. Já, as formas arquitetônicas são formas de valores morais e físicos do homem estético, formas da natureza enquanto seu ambiente, formas do acontecimento no seu aspecto de vida particular, social, histórica, etc. (1998: 25). Essa distinção entre ?forma composicional? e ?forma arquitetônica? parte da ideia de que esse último conceito nasce de um pensamento que tem o ser humano como centro de valor, porque há um homem que fala, que se interroga e que procura estabelecer relações interativas, formulando perguntas e respostas diante dos acontecimentos da vida; b) Identificar, analisar e discutir as coleções didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de língua portuguesa (2012/2014), buscando identificar semelhanças e diferenças entre as propostas de produção escrita e as de estudos de gramática e fazer o levantamento das categorias de análise, procurando reconstituir o projeto arquitetônico das coleções no eixo diacrônico e sincrônico; c) Desenvolver subsídios para materiais didáticos dirigidos especificamente ao Ensino Médio, especialmente para produção escrita, de diferentes práticas de análise dos materiais didáticos de língua portuguesa, com a finalidade de proporcionar ao professor uma formação como leitor investigador e crítico. Neste projeto, são esperados os seguintes resultados: teses e dissertações concluídas pelos orientandos; participação em eventos científicos com apresentação dos resultados parciais da pesquisa; publicação de capítulos de livros e livros, de artigos em periódicos. O projeto está articulado a dois Grupos de Pesquisa: GEDUSP/USP/CNPq e Linguagem, Identidade e Memória/ PUC-SP/CNPq, com participação em Seminários de Pesquisa, Congressos Internacionais e Jornadas de estudo..

2. Língua Portuguesa no ensino básico e superior: dos gêneros textuais/discursivos do livro didático, acadêmicos, jurídicos e políticos às estratégias de textualidade da oralidade e da escrita.

Descrição: Os resultados de diferentes avaliações a que são submetidos os alunos do ensino básico (Prova Brasil/SAEB, IDEB e PISA) apontam o frágil desempenho obtido por eles nas várias regiões do país. Diante dessa realidade, Língua Portuguesa no ensino básico e superior: dos gêneros textuais/ discursivos do livro didático, acadêmicos, jurídicos e políticos às estratégias de textualidade da oralidade e da escrita tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento de projetos de ensino e de pesquisa, com a finalidade de dar prioridade a Língua Portuguesa na educação básica e superior, integrando uma rede de professores pesquisadores, doutorandos, mestrandos e alunos de IC das três equipes envolvidas, contribuindo, assim, para o equilíbrio regional da pósgraduação (Universidade de São Paulo/SP, proponente / Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN, Associada I / Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS, Associada II). Assim sendo, apoiará a realização de missões regionais e nacionais, estágios sanduíches, Pós-Doc e a participação em eventos nacionais e internacionais (no Brasil e no exterior). Para este projeto, foram estabelecidas sete metas: a) desenvolver projetos de pesquisa em parceria em torno dos gêneros textuais/discursivos escolhidos para livros didáticos de Língua Portuguesa adotados em escolas públicas, focalizando as atividades de interpretação e de exploração de questões linguísticas; b) viabilizar a realização de projetos de pesquisa que tenham como dados gêneros discursivos / textuais coletados nas três IES que integram a proposta, em periódicos e livros da área; c) inovar no que concerne ao estudo de gêneros discursivos / textuais do domínio jurídico no Brasil, visando a uma melhor compreensão do discurso jurídico, a partir de uma abordagem discursivo-textual, o que viabilizará sua democratização e transparência; d) promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa que analisem diferentes gêneros discursivos / textuais do domínio político, descrevendo estruturas linguísticas com vistas à análise e interpretação do ato de argumentar, dentro de uma dimensão social e discursivo-textual; e) desenvolver projetos de pesquisa que viabilizem a elaboração de sequências didáticas com vistas a uma atuação na formação de professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio; f) fomentar as condições necessárias para publicações conjuntas, disseminando a produção científica das três equipes; g) estimular a mobilidade dos professores e alunos envolvidos, por meio da realização de missões acadêmicas, divulgando, discutindo e ampliando os resultados propiciados pelas diferentes etapas da pesquisa. A equipe é formada por três coordenadoras, dez professores doutores e oitenta e sete alunos entre graduandos e pós-graduandos. Este projeto, com todas as suas atividades promovendo a interação científico-acadêmica entre os participantes, pretende como resultado, contribuir para uma melhoria na formação de toda a equipe envolvida por meio de um intenso trabalho de pesquisa no ensino de Língua Portuguesa e para isso estão previstas a) realização de 4 estágios pós-doutorais; b) inserção de 36 jovens na Iniciação Científica; c) realização de 24 missões de estudo ? mestrado sanduíche; d) realização de 24 missões de estudo?doutorado sanduíche; e) realização de 40 missões de missões de docência e pesquisa obrigatórias; e) 04 missões das coordenadoras; f) participação em eventos acadêmicos científicos no Brasil e no exterior..


Grupos de Pesquisa

Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP)

site / DGP

Linguagem, Identidade e Memória

site / DGP


 

Email: maria.maricamp@gmail.com

Currículo Lattes



Dr. Radut Consulting