Pular para Navegação

Prof.ª Dra. Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade

Possui graduação em Português - Espanhol (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1995). Fez estágio pós-doutoral, com bolsa FAPESP, na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona- Espanha) em Análise Crítica do Discurso, sob a supervisão do professor Dr. Teun A. Van Dijk (2010-2011). Fez estágio pós-doutoral, sem bolsa, na Universitat Pompeu Fabra em Análise Crítica do Discurso, sob a supervisão da professora Dra. Montserrat Ribas-Bisbal (2014-2015). Atualmente é professora assitente doutora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na área de Filologia e Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Lingüística de Texto, Análise da Conversação, Análise Crítica do Discurso; Gêneros Textuais da Mídia. De 2006 a 2011 foi coordenadora do Projeto Temático de Equipe - "Projeto Caipira" - aprovado na FAPESP, no subgrupo "Tradições discursivas: constituição e mudança dos gêneros discursivos numa perspectiva diacrônica". Desde 2012 é coordenadora do Projeto Temático de Equipe "Projeto Caipira II" - aprovado na FAPESP, no subgrupo "Gêneros jornalísticos impressos: historicidade, constituição e mudança em uma perspectiva crítico-discursiva".


Projetos de Pesquisa

1. Gêneros jornalísticos impressos - Parte II: historicidade, constituição e mudança numa perspectiva crítico discursiva

Descrição: Neste projeto, dedicamo-nos ao estudo do percurso histórico dos gêneros jornalísticos com o propósito de buscar, desde as primeiras publicações nos jornais paulistas do século XIX, reconstruir a constituição dos textos inseridos no jornalismo do século XIX ao XXI e identificar as modificações pelas quais os textos passaram, tomando como referência exemplares atuais, estabelecendo, assim, a relação entre diacronia e sincronia. Na perspectiva dos estudos diacrônicos, vários estudos, com distintos enfoques e direcionamentos, têm ganhado notoriedade. Nesse contexto, também estão inseridas es pesquisas que investigam as tradições discursivas e os estudos de linguística crítica. O tema proposto para este estudo está vinculado à Análise Crítica do Discurso, dentro da linha de pesquisa de Estudos do Discurso em Língua Portuguesa do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH- Universidade de São Paulo, que busca estudar os diferentes gêneros discursivos numa perspectiva crítica. Nesta pesquisa procuraremos estabelecer uma interação entre a História , a Sociologia, o Jornalismo e a Linguística, numa abordagem multidisciplinar dos gêneros do discurso e da linguagem, visando a descrever a configuração linguístico-discursiva e social dos diversos gêneros que compõem a esfera jornalística impressa no estado de São Paulo.


Grupos de Pesquisa

História do Português Paulista

site / DGP

NEAC - USP Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso (Líder)

site / DGP

Oralidade e Escrita: Características e Usos dos Gêneros Midiáticos (Líder)

site / DGP

PROJETO NURC-SP

site / DGP


 

Email: maluvictorio@uol.com.br

Currículo Lattes



Dr. Radut Consulting