Pular para Navegação

Profa. Livre-docente Lineide do Lago Salvador Mosca

Lineide do Lago Salvador Mosca fez seus estudos na Universidade de São Paulo, da Graduação ao Doutorado, onde também fez a Livre-docência. Na Europa, realizou pesquisas de Pós-doutorado na França (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales- EHESS e na Sorbonne Nouvelle Paris III), na Bélgica (Université de Liège) e na Alemanha (Ruhr Universität Bochum e Freie Universität Berlin), durante estágio no exterior com bolsa FAPESP. É professora livre-docente, colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, em que orienta (Mestrado/Doutorado) e ministra cursos. O projeto de pesquisa que coordena, centrado na Argumentação e na Retórica, situa-se dentro de um quadro mais amplo dos Estudos do Discurso e em sua confluência com a Semiótica, tendo como referência o Groupe Intersémiotique de Paris. A este projeto vincula-se o GERAR (Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação), que coordena, fundado em 1994 e vinculado aos Grupos de Pesquisa do CNPq, tendo comemorado os seus 20 anos em 2014. Orientou 27 doutores e 13 mestres, estando outros em formação. Os processos de internacionalização são cultivados pelo Grupo, quer pelos estágios de pós-graduandos com bolsa no exterior (CAPES), quer pela presença da coordenadora em viagens acadêmico-científicas (Universidade de Harvard, Universidade de Georgetown, Universidade da Costa Rica, Universidade Nacional da Colômbia/Bogotá, Universidade de Santo Domingo, de Cuba, de Barbados e de Curaçao), quer como professora visitante na Universidade de Stanford/Palo Alto-Califórnia). Cultiva vínculos com vários grupos de pesquisa do exterior, entre eles o Grupo de Liège/Bélgica; o Grupo da Pragma-Dialética, da Universidade de Amsterdam; o Groupe de Recherches en Interactions Communicationnelles (GRIC), da Universidade de Lyon 2/França, o CADIR (Université Catholique de Lyon e Université Lumière Lyon 2). É sócia honorária da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e membro de seu Conselho Consultivo; membro da International Society for the History of Rhetoric (ISHR); da Organização Ibero-Americana de Retórica (OIR); da Sociedade Latino-Americana de Retórica. Tem sido, nos últimos dez anos, Presidente da Comissão de Publicações do CITRAT (Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia) e editora-chefe da revista TradTerm do mesmo Centro. Fez vários trabalhos de tradução e de revisão técnica de tradução, entre eles o Sistema da Moda, de Roland Barthes, A Sociedade Refletida, de Eric Landowski, A Retórica, de Michel Meyer. Entre as suas publicações, estão duas obras coletivas, Retóricas de Ontem e de Hoje, que organizou e para a qual fez o capítulo introdutório; Discurso, Argumentação e Produção de Sentido, ambas pela editora Humanitas/FFLCH-USP. Publicou também capítulos de livros, prefácios e apresentações, além de inúmeros artigos em revistas nacionais e internacionais. Faz parte de Comissões Editoriais de vários periódicos.


Projetos de Pesquisa

1. Retórica e Argumentação: exame de procedimentos discursivos (parte 3). Retórica da Linguagem, Retórica da Cultura

Descrição: O projeto parte do princípio de que o sentido é construído dentro de uma perspectiva cultural, envolvendo o trabalho das diversas linguagens, dentro de um quadro em que a linguagem verbal ocupa lugar de proeminência. Parte-se das concepções da retórica tradicional para chegar a um balanço do estado da arte na atualidade, em que os mais diversos códigos se interligam. Os postulados assumidos levam a um trabalho de natureza interdisciplinar no âmbito das Ciências Humanas, uma vez que envolve crenças, valores, opiniões e hierarquias/preferências. No plano das Ciências da Linguagem, transita-se entre a Pragmática, A Teoria do Texto e do Discurso, as Teorias da Enunciação e a Semiótica Discursiva. Ao projeto, liga-se o GERAR (Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação), coordenado pela líder do grupo e responsável pelo projeto em questão. Destaque é dado às Teorias da Argumentação, com suas diversas correntes e tendências, por constituir a argumentação o cerne da Retórica e ter um caráter universal, assim como considerar as diferenças culturais, inerentes às situações argumentativas. Estudam-se os mecanismos mobilizados para a consecução dos propósitos dos interlocutores nas mais diversas situações sociais, assim como os efeitos por eles produzidos..

2. Retórica e Argumentação : exame de procedimentos discursivos (parte 2)

Descrição: Trata-se de uma abordagem interdisciplinar dentro das Ciências da Linguagem, envolvendo a Semiótica Discursiva e a Pragmática, dentre outras disciplinas. Ao projeto liga-se o GERAR (Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação), com a mesma coordenação do professor responsável pelo projeto, Profa Dra Lineide L.Salvador Mosca. A proposta é a de ressaltar o caráter universal da Argumentação, parte central da Retórica e examiná-la como atividade complexa, apontando os mecanismos que levam um indivíduo a agir pelo discurso sobre o outro, interagindo reciprocamente. Assim, fazem parte dessa abordagem a perspectiva enunciativa e a cognitivo-interacional, por lidar com crenças, opiniões, valores e identidades. O projeto parte das concepções da retórica tradicional e procede ao balanço do estado da arte atual, em sua constante renovação e sob os diversos enfoques que os estudos da linguagem possibilitam em nossos dias..


Grupos de Pesquisa

GERAR (Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação) (Líder)

site / DGP


 

Email: lineide@usp.br

Currículo Lattes



Dr. Radut Consulting